Hoje assinala-se o Dia Nacional da Água.

1 de outubro de 2022

Hoje assinala-se o Dia Nacional da Água.

A ÁGUAS DO RIBATEJO está empenhada em contribuir para uma gestão mais sustentável deste recurso, que é essencial à Vida, trabalhando diariamente para servir os 140.000 habitantes de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas

A AR assinala a data com ações de sensibilização e valorização da água como esta em Benavente com vídeo em:

O Dia Nacional da Água assinala-se a 1 de outubro e marca o início de um novo ano hidrológico, um período de 12 meses que começa com duas estações de chuva consecutivas, o outono e o Inverno.

Em teoria seria assim, mas este ano a data é marcada pelas preocupações de uma seca severa. O Outono chegou com temperaturas elevadas e sem chuva.

A escassez de água veio para ficar. Temos de fazer alterações no modo como todos nós gerimos os recursos existentes, para garantir um futuro mais sustentável.

A ÁGUAS DO RIBATEJO assinala esta data com ações nas escolas e nas comunidades, mas procuramos que o Dia da Água seja nos 365 dias do ano.

Na sexta-feira estivemos na Zona Ribeirinha de Benavente com a parceria Hidrodinâmicas numa ação de sensibilização com duas centenas de crianças que reforçaram o seu sentimento de proteção da água e a necessidade de reduzirmos o consumo para garantir a sustentabilidade.

Foi notada a preocupação das crianças com o estado do planeta e com a seca extrema que pode matar pessoas, animais e plantas.
“Todos os seres vivos precisam de água para viver”, referiu André, um dos participantes.

A gestão da água tem impacto em variados sectores, desde logo na saúde e na alimentação, mas também na agricultura, na indústria e na produção de energia.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Benavente e vogal do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, Catarina Vale participou no evento e agradeceu o empenho das escolas, das famílias e dos parceiros envolvidos.

“É uma forma muito interessante de criarmos hábitos saudáveis que as crianças vão levar para casa e transmitir às famílias”, referiu.

A autarca destaca o envolvimento de um conjunto de parceiros de várias áreas e com responsabilidades comuns na valorização da água enquanto elemento fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas.

A AR congratula-se com o envolvimento das escolas, das universidades, dos Municípios, das empresas e das associações de agricultores e industriais neste compromisso de reduzir a pegada hídrica e tratar bem a água.

Todos somos Água porque a Água é de Todos!