FUTUROS ASSISTENTES HOSPITALARES ESTUDAM TRATAMENTO DE ESGOTOS

03 de abr

FUTUROS ASSISTENTES HOSPITALARES ESTUDAM TRATAMENTO DE ESGOTOS

Cerca de três dezenas de futuros técnicos auxiliares de Saúde visitaram na quarta-feira, 29 de março, a Estação de Tratamento de Águas Residuais ETAR da Carregueira/Pinheiro Grande, no concelho da Chamusca.

A visita de estudo integrada na semana de campo das disciplinas de Biologia e Química visou conhecer o sistema de tratamento de esgotos domésticos realizado pela AR-Águas do Ribatejo EIM na Carregueira. É nesta freguesia que funciona o Eco Parque do Relvão, o maior complexo de tratamento de resíduos da região, incluído no roteiro da jornada prática da comitiva de alunos e professores da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, situada nas Caldas da Rainha.

Acompanhados dos orientadores Zélia Pisoeiro e Manuel Ferreira, os alunos tiveram oportunidade de seguir todo o processo de tratamento do efluente desde a sua chegada à estação elevatória a montante. É aí que é feita uma pré seleção e onde são retirados os gradados de grandes dimensões e os que não entram no sistema de tratamento da ETAR: toalhetes, panos, roupas, e tudo o que é colocado abusivamente na sanita ou no ralo.

Apesar da disponibilidade do sistema de tratamento por parte da AR, no concelho da Chamusca ainda existem fossas sépticas cujo efluente retirado com cisternas é descarregado nas ETAR.
Na estação de tratamento, os visitantes ficaram a conhecer todo o processo desde a obra de entrada, desidratação de lamas, até ao encaminhamento final das lamas para valorização do seu potencial fertilizante.

A água residual tratada é devolvida à linha de água transparente e cumprindo os valores paramétricos recomendados. E assim se dá vida ao Ciclo Urbano da Água.

Na visita de estudo, os alunos tiveram ainda a oportunidade de verificar o teste do cone Imhoff. Com a ajuda de Célia Leandro, Técnica responsável pela ETAR, experimentaram esta forma prática de verificar a sedentabilidade das lamas, procurando reproduzir as condições de sedimentação que se verificam no enorme decantador secundário. Este ensaio é normalmente realizado durante o processo de arejamento e consiste na toma de 1 litro de mistura líquida, que é depositada num cilindro graduado ou num cone Imhoff onde, ao fim de 30 minutos, se verifica o volume ocupado pelas lamas. Ao realizar o teste, o operador deve estar atento à cor e odor da mistura e sobrenadante que se forma no cone.

José Emídio, operador da ETAR segue atentamente todos os passos da visita explicando cada passo com o entusiasmo de quem cuida da fábrica da água com brio.

Os futuros técnicos auxiliares de Saúde preparam-se para uma carreira exigente que pode passar pelo apoio aos enfermeiros na prestação de cuidados de saúde aos utentes ou na recolha e transporte de amostras biológicas para investigação.

O curso prepara ainda a atuação nas áreas da limpeza, higienização dos espaços de cuidados de saúde e no transporte de roupas, materiais e equipamentos em contexto exigente e com normas rigorosas de manuseamento.

As visitas a equipamentos com ensaios experimentais integram o plano de cooperação da AR com as entidades ligadas à educação, formação e investigação. A AR tem mais de meia centena de ETAR nos sete concelhos onde assegura o tratamento de águas residuais para uma população de 140 mil utilizadores.

As entidades que pretendam visitar as ETAR e ETA da AR deve fazer o pedido através do email: geral@aguasdoribatejo.com.

Juntos, Estamos a Construir o Futuro!