ÁGUAS DO RIBATEJO INTEGRA PROJECTO VALORIZAR O RIO TEJO

09 de abril de 2021

ÁGUAS DO RIBATEJO INTEGRA PROJECTO VALORIZAR O RIO TEJO

PEDRO FERREIRA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES NOVAS É O REPRESENTANTE DA AR

O Conselho de Administração da Águas do Ribatejo EIM, SA nomeou o vogal Pedro Paulo Ramos Ferreira como representante da AR no Projeto Valorizar o Rio Tejo.

O plano coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo pretende que o maior rio da Península Ibérica seja revitalizado em vários domínios e que consiga alcançar a classificação junto da Unesco. O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas comunicou a nomeação ao executivo municipal na reunião de 6 de abril.

A Águas do Ribatejo tem vincado a sua responsabilidade ambiental e social promovendo a ampliação e a requalificação das redes de abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas. Com a construção/remodelação de meia centena de ETAR, dezenas de reservatórios, Estações de Tratamento de Água e centenas de quilómetros de novas redes nos sete municípios que integram a empresa, a AR contribuiu para a melhoria do Ciclo Urbano da Água na Bacia do Tejo e para o reforço da Biodiversidade nas margens do rio e seus afluentes.

Considerado um ativo de grande importância para a região, o rio Tejo está no centro das preocupações dos autarcas. Um dos domínios em causa, é a sua dinamização turística, através de vários projetos, que pretendem a valorização do rio, das suas margens e da sua envolvência com as comunidades locais.

Para que estes objetivos sejam cumpridos com o maior sucesso, considera a CIM do Médio Tejo que há um conjunto de problemas identificados, que têm de ser resolvidos, pelo que foi reunido um conjunto de ativos, envolvendo entidades públicas, privadas, o tecido associativo e todos os interessados nesta temática, de modo a que seja possível valorizar o Tejo em vários domínios e, ao mesmo tempo, fazer desta rede uma voz ativa que contribua para a solução dos problemas mais prementes que o rio enfrenta.