SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE SALVATERRA DE MAGOS E FOROS RENOVADOS

26 de agosto de 2020

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE SALVATERRA DE MAGOS E FOROS RENOVADOS

NOVAS CONDUTAS IRÃO REDUZIR ROTURAS COM INVESTIMENTO DE 370 MIL EUROS SUPORTADO NA ÍNTEGRA PELA AR

A ÁGUAS DO RIBATEJO está a desenvolver duas intervenções no Sistemas de Abastecimento de Água de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra que visam substituir condutas antigas e vulneráveis e reforçar a fiabilidade, segurança e qualidade do abastecimento a centenas de famílias e empresas.

Os trabalhos iniciam-se em setembro de 2020 nas duas frentes de obra e devem ficar concluídos no início de 2021. Em Salvaterra de Magos será feita a substituição de condutas na EN 114-3 (Salvaterra-Foros de Salvaterra), Rua Luís de Camões e Rua do Marquês. Será colocada tubagem em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com construção de novos nós de ligação e substituição de meia centena de ramais para servir habitações e comércio na zona.

A empreitada inclui ainda a interligação das zonas abrangidas pelo reservatório R1 (Vila Magos) e pelo reservatório R2 (Salvaterra de Magos).

Uma câmara de manobras irá alojar uma válvula redutora de pressão. “O objetivo de instalação desta válvula é o de garantir que caso seja necessário abastecer parte da vila a partir do reservatório Vila Magos, não surjam roturas causadas por pressões demasiado elevadas”, refere o Presidente da AR, Francisco Oliveira.

A empreitada contempla também quatro marcos de incêndio que ficarão disponíveis para utilização dos bombeiros e proteção civil.

O custo previsto para a intervenção é de 245.960,00 € (+IVA) e foi adjudicada à LUSOSICÓ – CONSTRUÇÕES, S.A.

CONDUTAS DE FIBROCIMENTO SUBSTITUÍDAS NOS FOROS

Nos Foros de Salvaterra, a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água integra a rua Imaculado Coração de Maria e a rua da Igreja. O investimento será de 123.850,13€ (+IVA) e a empreitada foi adjudicada à empresa ECOEDIFICA, AMBIENTE E CONSTRUÇÕES, S.A.

Os trabalhos a realizar consistem na substituição das condutas existentes em fibrocimento por condutas em Polietileno de Alta Densidade PEAD DN125 na Rua Imaculado Coração de Maria e PEAD DN200 na Rua da Igreja e a substituição dos nós de ligação e dos ramais existentes.

Segundo o Presidente da AR, Francisco Oliveira estas empreitadas integram um plano de substituição e requalificação das redes de abastecimento que está a ser implementado nos sete concelhos que integram a empresa municipal em articulação com os municípios de modo a concertar planos de obra e reduzir custos. As reabilitações e requalificações estão a ser feitas de forma progressiva e consoante as disponibilidades de investimento por parte da AR.

“São obras sem financiamento externo (nacional ou comunitário) que exigem um esforço acrescido da AR. Estamos a aplicar os resultados positivos, fruto duma gestão cuidadosa e com acentuada responsabilidade social. Francisco Oliveira realça a colaboração e solidariedade entre os municípios acionistas na tomada de decisões com prioridade para as redes mais antigas e debilitadas.

A AR apela à compreensão dos clientes e munícipes perante alguns incómodos e condicionamentos de circulação de veículos e peões que derivam da realização dos trabalhos em curso e agradece a colaboração do município, freguesia e das autoridades locais.