Jogo da Água apela ao consumo eficiente nas escolas de Benavente

29 de abril de 2022

Jogo da Água apela ao consumo eficiente nas escolas de Benavente

O Jogo da Água desafiou alunos dos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo no concelho de Benavente.

Porque a brincar também se aprende, a Parceria Hidrodinâmicas da Câmara Municipal de Benavente levou a água às crianças em contexto escolar.

As ações de sensibilização contaram com a presença da Associação de Defesa do Consumidor DECO e da AR-Águas do Ribatejo EIM.

O Jogo da Água é uma versão gigante do célebre Jogo da Glória com perguntas de conhecimento, cartas de sorte ou de azar e desafios numa saudável competição onde todos ganham.

Num tabuleiro de 25m2, os alunos são peões na caminhada até à posição 30.

Na Escola Fonte dos Escudeiros em Samora Correia, as crianças revelaram ter o tema bem estudado e passaram com distinção nas provas e desafios.

“Devemos regar as plantas de manhã cedo ou à noite para gastar menos água porque o sol evapora a água”, explica Vicente, aluno do 4º ano. Erica deixa o conselho para se aproveitar a água da chuva para regar as plantas ou lavar o chão do quintal.

Em Benavente, na Escola das Areias, a água é tratada como uma amiga de todos. Acompanha os alunos numa garrafa reciclável porque a água é fundamental para a vida. “Se não bebermos água, podemos ficar doentes e morrer”, explica Madalena.

A água faz parte da dieta dos alunos dos jardins de infância e escolas básicas do concelho. É a bebida que acompanha as refeições no Centro Escolar de Benavente. Em casa há sumos e refrigerantes, mas com regras.

“Só bebo sumo ou coca-cola quando há festas ou quando vou ao restaurante”, adianta Duarte.

Suzana Pestana formadora da DECO explica que a água da rede pública “é mais saudável, mais amiga do ambiente e mais económica” e deixa um conselho.

“Façam como eu. Usem uma garrafa reutilizável. Reduz a produção de plástico e é muito mais barata”.

A responsável da DECO referiu que a água da rede pública é de qualidade. “A AR faz análises rigorosas, na região temos água de confiança”, revela

As ações de sensibilização sobre a importância da água e do seu uso racional integram-se no plano de sensibilização/educação ambiental que a AR promove nos sete municípios, em parceria com a DECO e as autarquias. Esta campanha de sensibilização, que dá continuidade ao trabalho sobre o tema água, realizado durante este ano letivo nas escolas.

No concelho de Benavente a gotinha da AR chegou a mais de 750 alunos dos jardins de infância e 1.º ciclo, bem como cerca de 50 professores, terapeutas e auxiliares, com quem têm desenvolvido as atividades hidrodinâmicas.

A Águas do Ribatejo e a DECO irão continuar a percorrer os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas onde asseguram água de qualidade a mais de 140 mil consumidores.