COGUMELOS COM ÁGUA DO RIBATEJO NA PARREIRA
FESTIVAL REGRESSA ESTE FIM DE SEMANA COM PETISCOS, ATIVIDADES CULTURAIS E DESPORTIVAS E MUITA ANIMAÇÃO
Sem água não se produzem cogumelos de qualidade. No prato o petisco também vai bem com água e se for água do Ribatejo ainda melhor.
O concelho da Chamusca produz cogumelos e água de excelência e este fim de semana unimos os dois produtos endógenos à mesa do Festival do Cogumelo da Parreira no concelho da Chamusca.
O evento que decorre no espaço das festas da Parreira, aposta na gastronomia com demonstrações com conceituados chefs de cozinha a trabalhar com cogumelos ao vivo. Haverá provas dos petiscos e animação musical com concertos com Toy, Rosinha e os DJ Pedro Galinha e AfricanGroove.
O festival é amigo do ambiente e por isso não haverá plástico. A água da rede pública é fornecida em dispensadores que enchem jarros e canecas reutilizáveis cedidos pela organização.
O evento promove a identidade territorial e a economia local com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo. A organização é da União de Freguesias de Parreira e Chouto com o apoio da Câmara Municipal da Chamusca e de um conjunto de entidades onde se inclui a Águas do Ribatejo.
No programa destaque para o workshop “Cultivo de Cogumelos” (5 março), a conferência “Cogumelos na Tradição e na Inovação” (6 de março), demonstrações e degustações de iguarias com cogumelos, passeio micológico (6 de março) até ao campo. O pavilhão contará com expositores locais e nacionais ligados à produção e comércio de cogumelos, artesanato e espaços de restauração.
Do programa faz parte, também, a realização do concurso “Caixa Mistério em Família 2022” (6 de março).
O Festival do Cogumelo da Parreira foi criado há cinco anos e nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca, que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes.
A entrada é livre e são esperados milhares de visitantes.
Programa