COGUMELOS COM ÁGUA DO RIBATEJO NA PARREIRA

04 de março de 2022

COGUMELOS COM ÁGUA DO RIBATEJO NA PARREIRA

 

FESTIVAL REGRESSA ESTE FIM DE SEMANA COM PETISCOS, ATIVIDADES CULTURAIS E DESPORTIVAS E MUITA ANIMAÇÃO

 

Sem água não se produzem cogumelos de qualidade. No prato o petisco também vai bem com água e se for água do Ribatejo ainda melhor.

 

 

O concelho da Chamusca produz cogumelos e água de excelência e este fim de semana unimos os dois produtos endógenos à mesa do Festival do Cogumelo da Parreira no concelho da Chamusca.

O evento que decorre no espaço das festas da Parreira, aposta na gastronomia com demonstrações com conceituados chefs de cozinha a trabalhar com cogumelos ao vivo. Haverá provas dos petiscos e animação musical com concertos com Toy, Rosinha e os DJ Pedro Galinha e AfricanGroove.

O festival é amigo do ambiente e por isso não haverá plástico. A água da rede pública é fornecida em dispensadores que enchem jarros e canecas reutilizáveis cedidos pela organização.

O evento promove a identidade territorial e a economia local com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo. A organização é da União de Freguesias de Parreira e Chouto com o apoio da Câmara Municipal da Chamusca e de um conjunto de entidades onde se inclui a Águas do Ribatejo.

No programa destaque para o workshop “Cultivo de Cogumelos” (5 março), a conferência “Cogumelos na Tradição e na Inovação” (6 de março), demonstrações e degustações de iguarias com cogumelos, passeio micológico (6 de março) até ao campo. O pavilhão contará com expositores locais e nacionais ligados à produção e comércio de cogumelos, artesanato e espaços de restauração.

Do programa faz parte, também, a realização do concurso “Caixa Mistério em Família 2022” (6 de março).

 

O Festival do Cogumelo da Parreira foi criado há cinco anos e nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca, que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes.

 

 

A entrada é livre e são esperados milhares de visitantes.

Programa

Sexta-feita, 4 de março

Sábado, 5 de março

Domingo, 6 de março