CENTENAS DE CRIANÇAS APRENDEM A POUPAR ÁGUA E A CUIDAR DO AMBIENTE EM ALMEIRIM

03 de junho de 2019

CENTENAS DE CRIANÇAS APRENDEM A POUPAR ÁGUA E A CUIDAR DO AMBIENTE EM ALMEIRIM

A comemoração do Dia Mundial da Criança com os olhos postos no Dia Mundial do Ambiente que se assinala na quarta -feira juntou esta segunda-feira mais de 1700 crianças das escolas e jardins de infância do concelho de Almeirim no Parque da Zona Norte da cidade.

A convite do Município de Almeirim, a DECO e a ÁGUAS DO RIBATEJO assumiram a dinamização de uma das estações, sensibilizando as crianças para o bom uso da água e para as boas práticas ambientais.
Com recurso a jogos didáticos e tradicionais e de uma forma divertida, os animadores passaram mensagens para ajudar a formar consumidores responsáveis e conscientes do valor da água.

“Lá em casa tomo sempre duche para não gastar muita água”, explica Madalena, aluna do 3º ano em Fazendas de Almeirim. Diogo, aluno de Paço dos Negros, queixa-se que o avô gasta muita água a regar as árvores depois de saber que para produzir uma maçã são necessários 85 litros de água.

A iniciativa conjunta da associação de defesa dos consumidores e da AR faz parte de um programa de cooperação para a sensibilização ambiental em curso nos sete concelhos onde a AR garante o abastecimento de água e tratamento das águas residuais.

Ao longo da manhã os alunos passaram por várias estações e tiveram oportunidade de contactar com bombeiros, agentes da autoridade (GNR) e Comissão de Proteção de Crianças em Risco (CPCJ). Saborearam um lanche saudável com pão, fruta e sumo natural. Beberam água da torneira após cada atividade para prevenir a desidratação e selecionaram os resíduos nos devidos ecopontos.

Houve ainda espaço para a brincadeira nos insufláveis e para a dança.

Foi uma manhã diferente onde a brincar, todos aprenderam e para recordação ainda levaram brindes alusivos à água e ao ambiente.

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim e Presidente da Assembleia Geral da Águas do Ribatejo continua a apostar numa comemoração didática e pedagógica do Dia Mundial da Criança porque a brincar também se aprende. A iniciativa envolveu alunos, professores, pais, auxiliares, colaboradores das autarquias e voluntários.

O Parque da Zona Verde juntou cerca de duas mil pessoas que partilharam uma mensagem de Esperança por um mundo mais saudável, fraterno e solidário.