Centenas de Crianças Comemoram Dia do Ambiente em Coruche

Centenas de Crianças Comemoram Dia do Ambiente em Coruche

ÁGUAS DO RIBATEJO E QUERCUS PARTICIPAM NA ESCOLA EM FESTA

Ações de sensibilização, jogos didáticos e visitas à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) foram algumas das iniciativas das comemorações do Dia do Ambiente que decorreram domingo e segunda-feira, 5 e 6 de junho, na vila de Coruche.  A ÁGUAS DO RIBATEJO e a Quercus juntaram-se ao Município de Coruche no Programa Escola em Festa que decorre de 4 a 8 de junho envolvendo centenas de crianças e jovens dos agrupamentos de escola do concelho.

“Foi muito divertido. Gostei de conhecer a fábrica dos esgotos. E não cheira muito mal”, revela Bernardo à saída da visita à ETAR de Coruche onde as crianças ficaram a saber como se tratam as águas residuais que resultam da utilização da água nas suas casas e na escola.

A temática do ambiente esteve mais uma vez bem vincada com os alunos dos vários ciclos a abordarem a importância da água para a saúde e para a biodiversidade e as boas práticas ambientais na área da água e dos resíduos.

“Eu bebo água todos os dias. Trago esta garrafa para a escola para beber mesmo quando não tenho sede”, adianta Joana, uma das alunas do 1º ciclo que envergava um chapéu com a mascote da Águas do Ribatejo.

Num ambiente divertido, os estudantes de palmo e meio colocaram em prática o que aprenderam ao longo do ano letivo com o Jogo da Água que inclui perguntas de conhecimento sobre os temas do tratamento e utilização da água e desafios onde se testa a perícia, agilidade e boa forma física dos participantes. Fizeram o jogo do arrastão da corda, as argolas, as latas e o jogo do pé coxinho que já divertiu os pais e avós, mas continua na moda.

Todas as crianças e jovens receberam brindes alusivos à sensibilização ambiental e assumiram o compromisso de fazer uma composição onde vão contar como foram as suas aventuras na Escola em Festa!