ALUNOS DE CIÊNCIAS VISITAM ETAR EM BENAVENTE

8 de maio de 2018

ALUNOS DE CIÊNCIAS VISITAM ETAR EM BENAVENTE

Um grupo de alunos da Escola Secundária de Benavente visitou esta manhã a ETAR da Quinta do Papelão em Benavente. Os alunos do 12º ano, Curso de Ciências , tomaram contacto com as várias fases do tratamento das águas residuais desde a entrada na “fábrica da água” até à devolução ao Rio Sorraia. A visita guiada pelo técnico responsável pelo equipamento, David Cardoso, quebrou alguns mitos e respondeu às dúvidas que os jovens têm sobre o processo de tratamento dos esgotos.

O Ciclo Urbano da Água é objeto de estudo na disciplina de Biologia. Para a maioria dos alunos foi a primeira vez que visitaram uma estação de tratamento. “Pensava que cheirava muito mal”, refere Joana. A ETAR da Quinta do Papelão foi reabilitada recentemente e está equipada com a mais moderna tecnologia para tratar uma parte do “esgoto” produzido pela população de Benavente.

Pedro e João ficaram surpreendidos com a automação do sistema que permite o controlo do funcionamento da ETAR à distância com recurso a um simples smartphone ou computador. “Pensava que estavam sempre aqui pessoas a tomar conta dos equipamentos”, referiu Pedro.

A ÁGUAS DO RIBATEJO vai continuar de portas abertas para receber as escolas da região numa política de responsabilidade social e ambiental que inclui o apoio à investigação e à inovação.

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, alguns equipamentos nos sete concelhos onde a AR trata a água e os esgotos vão estar disponíveis para visitas das comunidades locais.