ÁGUAS DO RIBATEJO ASSUME COMPROMISSO DE ADAPTAÇÃO E MITIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CIMÁTICAS

26 de abril de 2022

ÁGUAS DO RIBATEJO ASSUME COMPROMISSO DE ADAPTAÇÃO E MITIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CIMÁTICAS

A AR-Águas do Ribatejo EIM irá assinar a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas dando corpo ao desafio da APDA- Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

A formalização do compromisso está agendada para 24 de maio em Santarém numa sessão pública que irá juntar entidades gestoras, municípios, comunidades intermunicipais e outras instituições aderentes.

“A declaração visa o compromisso de todos os envolvidos na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular, melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas”, adianta a APDA.

O convite para a adesão à declaração de compromisso dá sequência a uma iniciativa da Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas e está em linha com instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima.

A APDA- presidida por Rui Godinho, e cuja assembleia geral é liderada pelo Presidente do Conselho de Administração da AR, Francisco Oliveira- já contactou cerca de 450 entidades para se associarem a esta iniciativa, incluindo o MAAC – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, cujo apoio institucional irá prestigiar todo o processo.

A APDA pré-agendou ainda sessões públicas, em diversos pontos do país, para formalizar a assinatura da Declaração de Compromisso pelos Municípios e Entidades Gestoras, durante os meses de maio e junho.

 

A maior associação de entidades gestoras do país defende que os Serviços de Águas devem, no seu conjunto, “sustentar o esforço de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática, sendo, neste âmbito, que a APDA incita à assinatura deste documento pelo máximo de entidades possíveis”

 

 

Veja aqui a minuta da declaração:

https://apda.pt/site/upload/files/apda_declarao_compromisso_alteraes_climticas_abril2022.pdf