A ÁGUA É DE TODOS-NÃO AO SEU DESPERDÍCIO

24 de maio de 2018

A ÁGUA É DE TODOS-NÃO AO SEU DESPERDÍCIO

AR E DECO ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PARA AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

A ÁGUAS DO RIBATEJO e a DECO uniram-se no combate ao desperdício de água e na sensibilização para as boas práticas ambientais.
O protocolo de cooperação foi assinado na quinta-feira, dia 24 de maio, com o objetivo de dar continuidade a uma parceria ao nível da formação, informação e sensibilização dos consumidores iniciada em 2010. O foco deste memorando de entendimento é promover o uso eficiente da água e combater o desperdício deste bem essencial mas finito.

 

Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da AR e da Câmara Municipal de Coruche considera fundamental reduzir o desperdício e as perdas de água (água tratada que não é faturada) para evitar comprometer o uso de um bem precioso.

“Sem água não vivemos. Temos de estar atentos à importância deste bem precioso. Esta campanha vai tocar todas as franjas da sociedade civil. Porque todos somos responsáveis “ refere.

Francisco Oliveira releva a importância da cidadania ambiental nas escolas. “As crianças e os jovens são os melhores mensageiros para chegar às famílias. Mas queremos também tocar as entidades públicas e privadas e envolve-las neste projeto.”

As ações irão decorrer nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas num universo de 150 mil consumidores.

Francisco Oliveira, que preside à assembleia geral da Associação Portuguesa de Distribuição de Água (APDA), entidade que congrega as principais entidades gestoras da água, destaca o trabalho feito pela DECO na defesa do consumidor e da água. “A DECO é um parceiro de excelência por tudo o que representa na sociedade portuguesa. Estamos certos de que este trabalho vai ter resultados a médio e longo prazo”, adianta.

O autarca espera que à semelhança de eventos anteriores promovidos pela AR (como a promoção do consumo da água da rede com a colocação de dezenas de fontes em locais públicos), estas ações possam ser replicadas noutras regiões do país.

Vitor Batista, presidente da delegação da DECO do Ribatejo e Oeste recordou que a água é um bem de uso comum mas que deve ser um consumo responsável de modo a evitar situações de comprometimento do abastecimento como aconteceram no último verão.

O líder regional da DECO enalteceu apostura da AR ao sensibilizar para o consumo eficiente da água, correndo risco de reduzir o volume de negócios. “É uma preocupação que assenta numa responsabilidade social e ambiental que vem do berço da AR, ainda quando funcionava na Comunidade Intermunicipal”, recordou.

As primeiras ações no terreno irão decorrer no dia 1 de junho integradas nas comemorações do Dia Mundial da Criança. E a 5 de junho AR e DECO assinalam o Dia Mundial do Ambiente com ações de sensibilização e a abertura de Estações de Tratamento de Água e de Águas Residuais às escolas, universidades seniores e às populações nos sete concelhos que integram a AR.

No âmbito do projeto – “ A Água é de Todos – Não ao seu desperdício!” – prevê-se a realização dos seguintes eventos:

  1. Realização de uma Conferência sobre a importância da sustentabilidade no setor da água;
  2. Realização de sete (7) Ações com Animação de Rua dirigidas a crianças e jovens, em todos os concelhos abrangidos pelas Águas do Ribatejo;
  3. Realização de catorze (14) sessões informativas dirigida a alunos em idade escolar compreendida em parceria com as Câmaras Municipais abrangidas pela Águas do Ribatejo;
  4. Realização de catorze (14) sessões informativas dirigida a consumidores em geral em parceria com as Câmaras Municipais abrangidas pela Águas do Ribatejo;
  5. Realização de uma ação de formação dirigida aos colaboradores das Câmaras Municipais envolvidas;
  6. Produção e distribuição de um folheto Informativo sobre o uso racional da água, juntamente com a fatura da água;
  7. Implementação de um desafio para alunos do ensino secundário e profissional de estabelecimentos de ensino dos sete (7) concelhos, para a realização de um vídeo promovendo a utilização do uso racional da água junto de todos os consumidores.

O financiamento das ações é partilhado pela DECO e AR e contamos com o apoio logístico das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Escolas, Empresas e várias associações locais.